DENOMINA OFICIALMENTE DE RUA FRANCISCA CAMELO CAVALCANTE, A ARTÉRIA QUE INDICA.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 17/05/2004 09:00:00 | SOLICITAÇÃO | ENVIADO(A) |
PROJETO DE LEI Nº. ______/2004
EMENTA: «ASSUNTO»
O VEREADOR SIGNATÁRIO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, VEM APRESENTAR O SEGUINTE PROJETO DE LEI:
ART. 1º - FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE RUA FRANCISCA CAMELO CAVALCANTE, A ARTÉRIA SEM DENOMINAÇÃO OFICIAL, COM INÍCIO NA CE JOAQUIM BARRETO LIMA E TÉRMINO NO FIM DA ZONA URBANA, NO DISTRITO DE TAPERUABA, EM SOBRAL.
ART. 2º - ESTA LEI ENTRARÁ EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.
PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL, EM 14 DE MAIO DE 2004.
_______________________________
«AUTOR_PARTIDO»
J U S T I F I C A T I V A
FRANCISCA CAMELO CAVALCANTE,CONHECIDA POR FRANSQUINHA, NASCEU A 29 DE AGOSTO DE 1935, EM TAPERUABA-CE, FILHA DE FIDELQUINO TEIXEIRA MENDES E GONÇALA CAMÊLO BASTOS. ERA A PRIMEIRA FILHA DO SEGUNDO MATRIMÔNIO DE SEU PAI.
FRANSQUINHA, COMO ERA CONHECIDA, CASOU-SE COM FRANCISCO DAS CHAGAS CAVALCANTE, NA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO CARMO, EM TAPERUABA, EM OUTUBRO DE 1960. FRANSQUINHA ERA MUITO INTELIGENTE, CONCLUIU O CURSO DE ADMISSÃO (QUE ERA O CURSO MAIS ELEVADO EM NOSSA REGIÃO) COM O PROFESSOR JOÃO DE DEUS DO NASCIMENTO (DE SAUDOSA MEMÓRIA) E LOGO FOI SER PROFESSORA NA FAZENDA IRACEMA E BILHEIRA. CONCLUIU O ENSINO FUNDAMENTAL NO GINÁSIO INÁCIO PINTO, SOB A DIREÇÃO DE GRACINHA SIQUEIRA, EM 1978. LECIONOU TAMBÉM NA ESCOLA DEP. FRANCISCO MONTE, ONDE FOI UMA DAS PRIMEIRAS PROFESSORAS DESTA UNIDADE ESCOLAR, PERMANECENDO ATÉ SE APOSENTAR, EM 1994, COMO PROFESSORA DO ENSINO RELIGIOSO. ERA MUITO ESTIMADA PELOS DIRETORES, COLEGAS E ALUNOS. FEZ VÁRIOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES, COMO:" SALTO PARA O FUTURO" E O "LOGOS II" (EQUIVALENTE AO PEDAGÓGICO). TINHA PLANOS DE AINDA CURSAR UMA FACULDADE, MAS SUA SAÚDE NÃO PERMITIU. FEZ O CURSO POR CORRESPONDÊNCIA DE COSMETOLOGIA E BELEZA INTEGRAL, PELO INSTITUTO DE BELEZA MODERNA E O CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL. TUDO O QUE ELA FAZIA ERA COM PERFEIÇÃO.
DO PONTO DE VISTA RELIGIOSO, FRANSQUINHA FOI CHAMADA POR DEUS PARA UMA MISSÃO MUITO SUBLIME. POR INTERMÉDIO DE PE. GONÇALO, ELA E SEU IRMÃO BENEDITO, FORAM INVESTIDOS COMO MINISTROS DA EUCARISTIA NO DIA 9 DE ABRIL DE 1976, RECEBENDO DAS MÃOS DE DOM WALFRIDO T. VIEIRA, BISPO DE SOBRAL (IN MEMORIAN) A AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO. ELA EXERCEU ESTE MINISTÉRIO COM MUITO AMOR E DEDICAÇÃO, PREGANDO A PALAVRA DE DEUS, VISITANDO OS DOENTES E DISTRIBUINDO A SANTA EUCARISTIA ATÉ ENQUANTO PÔDE. FOI CATEQUISTA DE CRIANÇAS DE PRIMEIRA EUCARISTIA, DE PERSEVERANÇA E DE CRISMA. AJUDOU A RESTAURAR O APOSTOLADO DA ORAÇÃO, JUNTAMENTE COM O PE. MARTINS E OUTRAS ZELADORAS. FOI SECRETÁRIA DA APOSTOLADO DA ORAÇÃO DE 1979 ATÉ SEUS ÚLTIMOS DIAS, JÁ MUITO DOENTE, COM MUITAS DORES, FEZ A ATA DA REUNIÃO DO MÊS DE JULHO. TINHA UMA DEVOÇÃO ARRAIGADA NA FÉ VIVA AO CORAÇÃO DE JESUS, A NOSSA SENHORA, ESPECIALMENTE COM OS TÍTULOS DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO E NOSSA SENHORA DO CARMO E SEU PADRINHO SÃO FRANCISCO. TINHA GRANDE AMOR A IGREJA, AOS SEUS PASTORES, AO PAPA E RELIGIOSOS, NÃO ADMITIA ALGUÉM FALASSE DE PADRA E DE FREIRA, SEMPRE TINHA UM EXEMPLO PARA RELATAR. FEZ UM CURSO DE LITURGIA NO ISTEP (ANEXO A UVA). ERA DEFENSORA DOS HUMILDES, POBRES E PECADORES, SE ALGUÉM ERRAVA ERA SEMPRE UMA JUSTIFICATIVA PARA DEFENDÊ-LOS. TUDO QUE SE DIZIA A RESPEITO AO BEM DA COMUNIDADE E AO MAIS CARENTE, ELA LUTAVA E FAZIA ABAIXO-ASSINADOS, FOI ASSIM QUE FEZ, COMO O PEDIDO DA CRECHE AO GOVERNADOR TASSO, A PRIMEIRA VEZ QUE O MESMO VEIO AQUI EM TAPERUABA, ELA FOI ÀS PRESSAS À VILA ROMANA, ONDE O GOVERNADOR ATERRISSOU DE SEU HELICÓPTERO E COLOCOU O ABAIXO-ASSINADO EM SEU BOLSO, NO ANO DE 1990, E EM 1992 FOI DESPACHADA A CRIAÇÃO DA MESMA.
NÃO TEVE FILHOS, MAS CRIOU UM SOBRINHO, QUE ELA CHAMAVA CARINHOSAMENTE DE SAVINHO, TUDO FAZIA POR ELE, MESMO QUE CUSTASSE SACRIFÍCIO PARA VÊ-LO FELIZ, POIS O AMAVA COM AMOR DE MÃE, ERA APEGADO A TODOS OS SEUS FAMILIARES, SOFRIA QUANDO VIA ALGUÉM SOFRER. PODEMOS DIZER QUE SUA FAMÍLIA FOI AMPLIADA, NÃO SÓ OS LIGADOS PELO SANGUE, MAS TODA COMUNIDADE. OS GRUPOS DE PASTORAIS DA IGREJA E DE TODO O POVO MUITO A ADMIRAVAM E AMAVAM E A RESPEITAVAM COMO UMA MÃE ESPIRITUAL. FRANSQUINHA TINHA SEMPRE UMA PALAVRA AMIGA, UM CONSELHO PARA QUEM SE APROXIMASSE DELA PARA CONTAR SEUS PROBLEMAS. ERA TÃO ÍNTIMA DO CRISTO, QUE SUAS PALAVRAS TOCAVAM NOSSOS CORAÇÕES, ELA SEMPRE DIZIA EM SUAS PREGAÇÕES: "PRECISAMOS ESTAR LIGADOS, INSERIDOS NO CRISTO, PRECISAMOS RESPIRAR O CRISTO". SERVIR ERA O SEU LEMA. SERVIA A QUALQUER PESSOA. TINHA MUITOS CONHECIMENTOS E ERA UMA FONTE DE PESQUISA PARA QUALQUER TRABALHO INTELECTUAL, ATÉ ALUNOS DA FACULDADE A PROCURAVAM PARA AUXILIAR EM SEUS TRABALHOS E FAZIA COM O MAIOR PRAZER, SEM COBRAR NADA. ERA DOTADA DE GRANDE DOM DE REDAÇÃO, POÉTICO, COMPOSITORA, GOSTAVA DE LER E ESCREVER: POESIAS, FAZER PARÓDIAS, MENSAGENS, DISCURSOS, TINHA UM GRANDE DESEJO DE ESCREVER UM LIVRO, TALVEZ TENHA ATÉ DEIXADO ESCRITO, QUE PODERÁ SER IMPRESSO MAIS TARDE.
FRANSQUINHA FOI ACOMETIDA DE UMA GRANDE DOENÇA, NÃO QUIS SE SUBMETER A TRATAMENTO MÉDICO ESPECIALIZADO, ESPERAVA QUE DEUS E NOSSA SENHORA FIZESSEM O MILAGRE DE SUA CURA, MAS O SENHOR DA VIDA, NA SUA INFINITA SABEDORIA, ACHOU MELHOR, LEVÁ-LA PARA O CÉU. PREFERIU PASSAR SEUS ÚLTIMOS DIAS NA SOLIDÃO, NA HUMILDADE, SÓ COM SEUS FAMILIARES MAIS ÍNTIMOS, MAS TODA A COMUNIDADE REZAVA, DESEJAVA ESTÁ AO SEU LADO, LAMENTAVA, MAS RESPEITOU A SUA DECISÃO.
NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2002, ÀS 13H10MIN PARTIU PARA ETERNIDADE NOSSA ESTIMADA FRANSQUINHA, COM 67 ANOS, ACOMPANHADA DOS ANJOS E SANTOS, QUE A LEVARAM ATÉ A PRESENÇA DE DEUS.
PAÇO DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL, EM 10 DE MAIO DE 2004.
_______________________________
«AUTOR_PARTIDO»
Qual o seu nível de satisfação com essa página?