Câmara Municipal de Sobral presta homenagens aos profissionais de enfermagem

Publicado em: 12/05/2022

Nesta terça-feira (10), o Dia Internacional da Enfermagem foi lembrado na Câmara Municipal de Sobral com a realização de uma sessão solene de iniciativa da vereadora Alessandra Ponte de Queiroz Miranda (PDT), para homenagear os profissionais da Enfermagem, Enfermeiros (as), Auxiliares e Técnicos de Enfermagem pela passagem do dia do Enfermeiro (a) e pela Semana da Enfermagem.

O dia 12 de maio é comemorado o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, foi escolhido para homenagear a inglesa Florence Nightingale, considerada a mãe da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída pelo Decreto nº 2.956, de 10 de agosto de 1938. E, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem no país, em homenagem à Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. O reconhecimento da categoria foi reforçado em 4 de maio de 2022, com a aprovação do PL n° 2564, de 2020, que cria o piso salarial dos enfermeiros. Garantia da aplicação depende, no entanto, de aprovação de proposta de emenda à Constituição e de indicação de fontes de financiamento.

A sessão foi presidida pelo presidente da Casa, vereador Vicente de Paulo Albuquerque (PDT), tendo composta a mesa, a Christianne Marie Aguiar Coelho (vice-prefeita do município de Sobral - homenageada), a Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque (Reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e o José Passos da Silveira (Presidente Regional do Coren), representando a Ana Paula Brandão (Presidente do Coren-CE).

Em sua saudação, a vereadora Alessandra Ponte falou em nome da Câmara Municipal, expressando o reconhecimento dos serviços dos profissionais da saúde. “ Há um misto de emoções e sentimentos que nos levam a prestar tão solenimente o reconhecimento pelas ações e disposições dos profissionais da Enfermagem, que são os enfermeiros, os técnicos de enfermagem e os auxiliares de enfermagem, tão essenciais e indispensáveis na qualidade e responsabilidade dos serviços em saúde pública e privada, e em todo sistema de atendimento básico e especializado em nosso país e no mundo inteiro.