VEREADORES MIRINS TOMARAM POSSE E BARACK OBAMA PRESIDIRÁ A CASA MIRIM

Publicado em: 21/04/2022

Após concorrida Solenidade de Diplomação, Posse e Eleição da Nova Mesa Diretora da Câmara Mirim de Sobral, no Plenário 05 de Julho, ocorrida ontem (20/04), os recém eleitos (30/03) vereadores e vereadoras mirins de Sobral foram diplomados e tomaram posse. A Sessão Solene foi presidida  pelo vereador Vicente de Paulo Albuquerque, “o Paulão”, presidente da Câmara Municipal de Sobral, e fizeram parte da mesa diretora dos trabalhos:  A vice-prefeita de Sobral - Christianne Marie Aguiar Coelho, que representou o prefeito Ivo Gomes, as vereadoras sobralenses: Micheline Ibiapina, e Alexsandra Cavalcante Arcanjo Vasconcelos, “Sandra Arcanjo”, vereadora licenciada, atual Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico;   Edmar Rodrigues – Coordenador da Câmara Mirim, e do ex-vereador Paulo César Lopes Vasconcelos o fundador do Programa Câmara Mirim em 2018, quando ele presidiu a Casa do Povo.

Em 2021 não foi realizada a Eleição Mirim por conta da Pandemia de Covid 19, mas a terceira turma foi eleita em 30 de março de 2022, para legislatura 2022/2023, e terá como presidente o vereador Barack Obama Fonteles dos Santos, que concorreu com outras duas chapas, as de números 1 e 3, e, após a eleição terminar empatada, com sete votos para cada chapa, ele venceu com a chapa 2 por ser o candidato mais velho, e contará com seus pares: Álvaro Galiza, Ana Dávila, Ana Karolaynne, Ana Luiza, Ana Saskia, Débora Lopes, Emanuel Saullo, Francivaldo Ferreira, José Júlio, José Moacyr, Joscelano Braga, Maria Isabele, Maria Wine, Natanael Calebe, Osmar Portela, Pedro Guilherme, Ryan Kelton, Sarah Cristina, Stefani Ismenia e Viviane de Souza.

Fizeram o uso da tribuna: A vice-prefeita Christiane Coelho que enalteceu o exitoso Programa Câmara Mirim e o esforço do seu coordenador Edmar que nunca desistiu de lutar pela continuidade do programa. Ficou feliz em ver que a Câmara Mirim contará com 11 vereadores  e 10 vereadoras, um bom equilíbrio, a mulher buscando o seu espaço. E que os jovens vereadores mirins veem se destacando como a ex-presidente Lilian Eufrásio que hoje vem fazendo um bom trabalho no SELO UNICEF. O presidente Barack Obama agradeceu os seus eleitores colegas estudantis, seus pares e eleitores de chapa, e mostrou a sua alegria em poder dirigir os seus pares. O ex-presidente, ex-vereador Paulo Vasconcelos o fundador do programa demostrou o seu contentamento em saber que o projeto criado em sua administração em 2018 vem dando bons frutos. A última presidente Mirim Lilian Eufrásio Duarte em um belo discurso chamou a atenção do público presente que o programa desperta a vontade política do jovem em ajudar a desenvolver as políticas públicas. O Coordenador Edmar Rodrigues emocionado, inclusive porque quase perdeu a própria vida pela Covid 19 em maio de 2021, agradeceu a Deus uma nova oportunidade de vida, inclusive para trabalhar pelo retorno do Programa Câmara Mirim, e agradeceu também a todos os vereadores sobralenses pelo retorno do projeto na pessoa do presidente Vicente de Paulo Albuquerque; registrou a perda prematura do Dr. Almir Lima, procurador da Câmara de Sobral, que trabalhou intensamente no processo da Eleição Mirim 2022 ao lado dos servidores: José Ricardo (Manim), Rozimeire Barros, Jander Lopes, Diogo e Angelo, entre outros. Alguns vereadores mirins também utilizaram a tribuna mostrando o contentamento em participar da Câmara Mirim 2022. O presidente Paulão Albuquerque foi o último orador, saudou o fundador do projeto Paulo Vasconcelos e a sua passagem pela presidência da Casa do Povo; enalteceu a carreira do servidor concursado Edmar Rodrigues, coordenador da Câmara Mirim, definiu o mesmo como excelente funcionário que muito contribuiu para o engrandecimento do projeto; e deu vários conselhos aos vereadores e vereadoras mirins, pedindo inclusive que eles fujam das drogas, que tenham comprometimento e responsabilidade. O presidente disse que colocou uma sala e material de expediente a disposição do programa, além de dois servidores, e que abre as portas da presidência para os vereadores e vereadoras mirins.

O evento contou ainda com a participação dos diretores de escolas públicas e privadas, pais e responsáveis dos vereadores e vereadoras mirins, da TV Câmara, imprensa falada e escrita, e outros profissionais das redes sociais.

Matéria: Coordenador Edmar Rodrigues.