Câmara Municipal realiza Sessão Especial em homenagem aos povos ciganos pela passagem do dia do Cigano e pela I Semana dos Povos Ciganos de Sobral.

Publicado em: 23/05/2019

A Câmara Municipal de Sobral realizou na tarde desta quarta-feira (23), uma Sessão Especial para homenagear os povos ciganos pela passagem do dia do Cigano e pela I Semana dos Povos Ciganos de Sobral.

A sessão foi proposta e presidida pela vereadora Alessandra Ponte de Queiroz Miranda (PDT). A mesa foi formada pelas seguintes personalidades: Pe. Lucas do Nascimento Moreira, Pároco da Paróquia São José do bairro Sumaré; Rogério Ribeiro Nascimento-Cigano Calon, Presidente do Instituto Cigano do Brasil; Francisco Silva de Sousa (Chiquinho Silva), Coordenador dos Direitos Humanos da Secretaria dos Direitos Humanos e Habitação do Município de Sobral e Liana Liberato, Pesquisadora e Professora. E contou com os seguintes homenageados: Rogério Ribeiro Nascimento; José de Paulo Cavalcante, Vice-Presidente do Instituto Cigano do Brasil; Francisco Benoar Cavalcante, Líder dos Ciganos no bairro do Sumaré; Maria do Nazaré Cordeiro Cavalcante, Cigana Cálin; José Batista da Cruz, Leitor de Mãos e Cartas; Francisca das Chagas Cruz, Leitora de Mãos e Cartas e Francisco Osório Cavalcante Cruz, Estudante do Curso de Administração da UVA. Foram homenageados com o certificado Amigos dos Ciganos, as seguintes personalidades: vereadora Alessandra Ponte de Queiroz Miranda; Giovanni Montini de Araújo Carneiro; Janilda de Lima Coelho, Coordenadora da Casa da Memória e Cidadania, Articuladora da Campanha Natal sem Fome e Membro do Fórum Permamente da Igualdade Racial de Sobral; Rosângela Diogo Soares, Gerente do CSF Sumaré; Pe. Lucas do Nascimento Moreira; Ana Kelly Cândido Vasconcelos; Xauí Peixoto Torres Azevedo, Diretor Presidente da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes-ECOA e Francisco Silva de Sousa (Chiquinho Silva).

Os ciganos são considerados “povos e comunidades tradicionais”. No Brasil, o dia nacional do cigano é comemorado no dia 24 de maio. Foi instituído em 2006, por meio de decreto presidencial, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. Como também no calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado a Santa Sara Kalí, padroeira dos povos ciganos.

Para conferir o vídeo na íntegra acesse https://www.facebook.com/camaramunicipalsobral/.

Matéria/publicação: Simone Fernandes - DTI/Câmara

Foto: Marcildo Brito