Diário do Nordeste destaca Programa Câmara Mirim de Sobral

Publicado em: 11/06/2018

O JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE DESTACOU QUE OS ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DE SOBRAL ESCOLHERAM  SEUS VEREADORES PELO PROGRAMA CÂMARA MIRIM, ACOMPANHE:

DIÁRIO DO NORDESTE

15:10 · 09.06.2018 / atualizado às 15:10 · 09.06.2018 por Marcelino Júnior

Sobral– A manhã dessa sexta-feira, dia 8, foi de eleições para Cauã Pablo, estudante do Colégio Sobralense de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina, onde foram distribuídas urnas, assim como nas demais escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino de Sobral, na região Norte do Estado. Elas fazem parte do Programa Câmara Mirim, instituído com o objetivo de estimular a participação política da juventude sobralense e de cidades circunvizinhas.

Inclusão

Por meio do voto, os alunos escolheram seus 21 vereadores mirins, oriundos de 18 escolas, além de um representante da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), tornado efetiva a inclusão social e de cidadania dos participantes, que tendo a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo municipal. Ao todo, mais de 12 mil estudantes votaram. “ Acredito que essa é uma oportunidade para os estudantes entenderem como funciona a Câmara, estando mais próximos dela”, diz Cauã Pablo (12), do 8° Ano.

Eleitores

Para a também estudante Karine Mendes, de 13 anos, “ esse Programa vai trazer mais oportunidade para que alunos como eu conheçam mais sobre a Política, afim de amadurecermos nossas ideias sobre o tema. Ajuda a aprimorar as ideias”, acredita Karine, que, após enfrentar fila, também deixou seu voto na urna. Segundo Elizabete Ferreira, coordenadora pedagógica da escola, “ a iniciativa da Câmara é válida, por contribuir na inserção dos nossos jovens nos processos democráticos, pois eles serão os futuros eleitores, daí ampliar o olhar sobre essa realidade”, explica. A previsão é que os vereadores mirins iniciem seus trabalhos ainda neste semestre, após serem empossados pelo prefeito Ivo Gomes.

Posse

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Vasconcelos, que também empossará os membros mirins, “ essa sessão dará um importante Norte à política de Sobral, onde estes jovens passam a ser, não apenas meros observadores, mas agora, atores diretos nesse contexto”, disse vereador. Após a conclusão da votação nas escolas, as urnas foram lacradas e encaminhadas para uma comissão instalada no prédio da Câmara Municipal de Sobral. A lista completa será anunciada durante da próxima segunda-feira, dia 11.

Colabore com o Blog Zona Norte pelo WhatsApp 88 9 9659-4083.

Divulgação: Edmar Rodriogues (Diretor DTI/Câmara)

Auxiliado: Thomas Sousa (Técnico em Informática)