5ª edição sul-americana do Festival Internacional

Agendado para: 25/06/2023 10:00:00

De 25 de junho a 3 de julho, Sobral e região recebem a programação do Festival Internacional de Orquestras de Jovens - Eurochestries Brasil. A programação é uma realização do curso de Música da Universidade Federal do Ceará (UFC-Sobral) em parceria com a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult) e do Instituto ECOA.

O Festival inicia as celebrações do aniversário de 250 anos de Sobral, realizando apresentações de música clássica com artistas de diversos países nos bairros de Sobral e nos distritos do município, de forma gratuita.

Os encontros promovidos pelo festival promovem a transmissão de valores, a diversidade cultural, descoberta turística e linguística, valorização do patrimônio material e imaterial local, regional, nacional e internacional, gerando um espaço de troca, tanto entre os participantes do projeto como para a comunidade em geral.

EUROCHESTRIES
A Federação Internacional de Festivais de Orquestras de Jovens Eurochestries organiza, desde 1989, festivais internacionais de música clássica que reúnem orquestras, grupos de câmara e corais formado por jovens entre 15 e 25 anos oriundo de diversos países.

Em 2022, comemorou-se a 33ª edição dos Festivais Eurochestries. Desde 1989 já foram realizados mais de 100 festivais pelo mundo (França, Polônia, Inglaterra, Rússia, Espanha, Eslováquia, Canadá, Brasil, México e China), com a participação de mais de 530 orquestras e coros, oriundos de 44 países, totalizando 26.640 músicos, 2.595 concertos e aproximadamente 507 mil espectadores.

O projeto tem o objetivo geral de fomentar a cultura musical na região noroeste do Ceará, através da promoção e do intercambio entre a Federação de Festivais Eurochestries, a Universidade Federal do Ceará e a Prefeitura de Sobral para desenvolver ações que resultem na performance musical orquestral de abrangência internacional.

Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO EUROCHESTRIES
25 JUN (DOMINGO)
19h - Abertura
Local: Concha Acústica da Margem Esquerda - Centro