Maria Socorro Brasileiro Magalhães (PSB)

Vereador

Maria Socorro Brasileiro Magalhães (PSB)

Cargo: PRESIDENTE

Nome Parlamentar: Socorrinha Brasileiro

Ocupação: Professora

Dados Pessoais

Nome da mãe: Maria Ernita Souza

Nome do Pai: Francisco de Souza Brasileiro

Data de nascimento: 13/08/1960

Naturalidade: Distrito de Taperuaba - Sobral/CE

Contato

Facebook: https://www.facebook.com/socorrinha.brasileiro

E-mail: socorrobrasileiro@camarasobral.ce.gov.br

Celular:

Telefone / Ramal: (88) 3677-7628 / 7628

Endereço: Taperuaba

Biografia

Maria Socorro Brasileiro Magalhães (Socorrinha Brasileiro), nascida em 13 de Agosto de 1960, natural de Taperuaba/Sobral-CE, filha de Francisco de Souza Brasileiro (in memória) e a poetisa Maria Ernita Souza.

Desde criança teve o sonho de ser professora, segundo sua mãe, Socorrinha preferia os livros ao invés das bonecas. Iniciou a jornada escolar onde concluiu o ensino fundamental no Ginásio Inácio Pinto de Taperuaba, todo ensino médio fez no Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota em Sobral, graduada em Pedagogia: Magistério e Administração escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, especialista em planejamento educacional pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro, funcionária pública Estadual e Municipal concursada. Sua trajetória como educadora, iniciou como alfabetizadora em Taperuaba, professora no Centro de Educação Santo Antonio em Sobral, fundadora da Escola de Dep. Cesário Barreto Lima/Taperuaba, onde esteve como professora e diretora por 18 anos e foi escolhida pela SEDUC, como exemplo de gestão integrada no Ceará, no Projeto “A Escola Pública em Debate”, com matéria publicada, fundadora do Centro Educacional Santa Maria de ensino médio em Taperuaba que anos depois foi agregado á Escola Dep. Cesário Barreto que proporcionou a implantação também das escolas de ensino médio nos Distrito de Bilheira, Aracatiaçu, Jordão, Aprazível, Jaibaras, Torto e Rafael Arruda. Esteve como diretora por seleção na Escola Dep. Francisco Monte de Taperuaba, na gestão do então Secretário de Educação, Dr. Ivo Gomes.

Desenvolveu projetos junto às demais Escolas Municipais de Sobral com a participação e integração de pais e comunidade. Implantou o projeto de inclusão para portadores de necessidades especiais tendo sido a Escola contemplada pelo Ministério da Educação com um Laboratório de Informática. Pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, ministrou diversos cursos de extensão nos municípios de Sobral, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Reriutaba, Camocim, Tamboril, Itapajé e Fortaleza, onde também prestou assessoria junto às secretárias municipais de educação. Assumiu como diretora do departamento zonal da Secretaria de Educação de Sobral; Assessoria Técnica da Secretaria de Gabinete de Educação; Gerente na Secretaria de Governo do Município de Sobral na 1º gestão do Prefeito Leônidas Cristino, já na segunda gestão assumiu a coordenadoria de Agentes Locais dos Bairros e Distritos, tendo em seguida, sido nomeada Prefeita Distrital. Assumiu como coordenadora do Espaço Cultural de Taperuaba, realizando um trabalho de valorização cultural, em parceria com as demais Secretarias, Órgãos Municipais, Instituições não Governamentais, Comunitárias, Conselhos, Associações, Igrejas (independente de credo), incentivo ao esporte tendo como foco a valorização e o desenvolvimento social do cidadão, visando o fortalecimento de veículos, a diminuição da vulnerabilidade social, a preparação e orientação na geração de emprego e renda.

Em 2017/2020 foi conduzida ao seu primeiro mandato como Vereadora na Câmara Municipal de Sobral, realizando um grande trabalho, o seu grande desempenho e destaque a levou ao seu segundo mandato na Câmara Municipal de Sobral 2021/2024.

Produção Legislativa

Nenhum projeto encontrado...