Raimundo Carneiro Portela (PT)

Vereador

Raimundo Carneiro Portela (PT)

Cargo: VEREADOR

Nome Parlamentar: Raimundo Carneiro

Ocupação: Aposentado

Dados Pessoais

Nome da mãe: Tereza Machado Portela

Nome do Pai: José Carneiro Machado

Data de nascimento: 15/06/1960

Naturalidade: Sobral

Contato

Facebook:

E-mail: raimundocarneiro@camarasobral.ce.gov.br

Celular:

Telefone / Ramal: (88) 3677-7645 / 7645

Endereço: NÃO INFORMADO

Biografia

Raimundo Carneiro Portela nasceu no dia 15 do junho do ano de 1960 na Fazenda Mamão, no Distrito de São José do Torto em Sobral/CE. Filho de José Carneiro Machado e Tereza Machado Portela que começou a trabalhar aos 10 anos de idade acompanhando o pai em atividades de agricultura familiar que contribuíram significativamente para garantir a sua formação educacional, conscientização social e formação política.

            Casou-se aos 21 anos de idade e deste matrimônio nasceram seus dois filhos. Atualmente reside no Distrito de Jaibaras em Sobral/CE, onde continuou as suas atividades como Trabalhador Rural e ingressou no Movimento Sindical.

            Em 1981 tornou-se um membro atuante do movimento dos trabalhadores rurais, quando foi eleito Coordenador Sindical do STR - Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sobral, representando o Distrito de São José do Torto em Sobral/CE.  

            Em 2001 foi eleito Secretário de Formação do STR de Sobral para a gestão 2001/2005 e se destacou por promover o trabalho de base e as primeiras iniciativas formativas, criando espaço de formação de lideranças rurais que são essenciais para construção do movimento sindical.

Em 2005 foi eleito Presidente do STR de Sobral para gestão 2005/2009 e reeleito presidente novamente para gestão de 2009/2013 e desenvolveu as seguintes ações:

Adotou a democracia, a participação, o compromisso, a ética e a solidariedade como pilares de sua gestão;

Organizou a assessoria jurídica, com o objetivo de prestar serviços de consultoria, busca de direitos trabalhistas e previdenciários;

Ampliou a comunicação sindical, criando o boletim "O SERTANEJO"; Promoveu a formação de lideranças através de parcerias e incentivando a participação em congressos e seminários;

Aproximou o sindicato das comunidades com a ampliação de sub-sedes nas bases sindicais e intensificou a luta por direitos, reforma agrária e investimentos na agricultura familiar.

Em 2014, foi eleito Secretário de Finanças do STR de Sobral para o mandato 2014/2017. Realizou uma radiografia financeira da entidade, identificando pontos críticos e oportunidades, promoveu o aumento da arrecadação, ampliação da prestação dos serviços reivindicados pelos associados e intensificou investimentos nas bandeiras de luta por direito e política social, sempre com a preocupação de promover espaços físicos e políticos para a categoria.

Em 2012 foi eleito Vice-Presidente do Diretório Municipal do PT - Partido dos Trabalhadores de Sobral/CE.

Em 2012 foi eleito 2º Suplente de Vereador da Câmara Municipal representando o PT - Partido dos Trabalhadores de Sobral ao obter cerca de 1.300 votos no processo eleitoral.

Em 2016 assumiu o cargo como Suplente de Vereador, representando o PT – Partido dos Trabalhadores por um período de três meses, obtendo um grande desempenho parlamentar ao apresentar propostas legislativas de interesse da classe trabalhadora sobralense.

Em 2016 concorreu nas Eleições Municipais ao cargo de Vereador e obteve expressiva votação, totalizando 1.479 votos, sendo o candidato a vereador mais bem votado do PT sobralense e não assumiu a vaga legislativa porque o PT de Sobral não atingiu os votos de legenda necessários para tal representação.

Em 2020 foi eleito Vereador da Câmara Municipal de Sobral, representando o PT - Partido dos Trabalhadores para o mandato 2020/2024 com 783 votos, sendo novamente o candidato que teve mais votos do PT de Sobral, cuja legenda obteve cerca de 6.000 votos, conquistados numa campanha eleitoral bastante diferenciada e marcada por grandes dificuldades e vários obstáculos causados pela Pandemia do vírus Covid19.

O Vereador Raimundo Carneiro atualmente é membro da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sobral, exercendo o cargo de 2º Vice-Presidente e também é membro da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Comissão Serviços Públicos e Afins da Câmara Municipal de Sobral e também é membro da Comissão de Regimento.

Na Câmara Municipal de Sobral em seus primeiros meses de trabalho, o Vereador Raimundo Carneiro já tem uma boa produção legislativa. Destaca-se pelo desempenho, competência, dedicação e esmero na sua função de fazer leis,  acompanhar a sua aplicação e fiscalizar os recursos oriundos de impostos pagos pela população. Pretende continuar trabalhando de maneira coerente e consciente em prol dos mais humildes, dos trabalhadores e da população. Para isso, faz visitas periódicas nos bairros e distritos para acatar as indicações da sociedade.

Sua vida sempre foi dedicada à luta junto ao povo na articulação e na organização para o desenvolvimento da agricultura familiar, através da organicidade de vários sindicatos e associações de agricultores(as) no município de Sobral. Como exemplo cito o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e da Agricultura Familiar de Sobral para se tornar referência de organização de base para a Agricultura Familiar.

Além disso, sempre foi militante das lutas sociais dos trabalhadores, na garantia dos direitos e das conquistas do povo, almejando sempre a promoção e a melhoria da qualidade de vida do homem e da mulher do campo e da cidade.

NOSSO MANDATO sempre estará a serviço da população sobralense, trabalhando “por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”.

Produção Legislativa

Nenhum projeto encontrado...